Uma aula de churrasco

 

0920996

Paulo Zegaib praticamente nasceu dentro da cozinha. Filho do mestre Fuad Zegaib, o Dinho, fundador da churrascaria Dinho’s Place, aos 15 anos Paulo já estava lidando com as panelas. Ou melhor, com os espetos. Depois de uma temporada na França, onde estagiou na rede hoteleira Accor, e na Itália, onde ficou um ano trabalhando em diferentes cozinhas, Paulo voltou para comandar vários empreendimentos por aqui, até chegar à casa que dirige desde outubro de 2012, o Dinho’s Steak House.

E foi lá que eu tive o privilégio de assistir a uma verdadeira aula de churrasco, desde a escolha e corte das carnes, acendimento da churrasqueira, até o ponto certo para servi-las, incluindo a escolha dos vinhos para acompanhá-las, atribuição da competente  e super simpática sommelière Gabriela Bigarelli.

Aprendi, por exemplo, que o melhor carvão para o churrasco é o de eucalipto, e que você deve usar as cinzas do churrasco anterior para controlar a temperatura da grelha. E que para acompanhar você pode preparar um arroz carreteiro, hummm, delícia, o maravilhoso vinagrete da foto abaixo, farinha torrada na manteiga, cebola e batata assadas, salada ceasar. E tudo isso Paulo ensina a fazer.

Aprendi que quando a carne começa a sangrar por cima, é hora de virá-la. E que para saber se está no ponto, basta pressioná-la com as costas de um garfo: menos passada, mais macia; mais passada, menos macia.

E, maravilha das maravilhas, provei todos os cortes servidos, o bife de wagyu, com sua carne marmorizada, macia e suculenta, a fraldinha, perfeita, a picanha, o arroz carreteiro, e vou parar por aqui antes que você me acuse de bulling…

Você deve estar pensando, sorte sua que estava lá, e eu, como faço, fico aqui com água na boca? Não, meu amigo, minha amiga, jamais faria isso com vocês, descrevendo um privilégio inalcançável. Essa aula faz parte do projeto Academia da Grelha, e vai acontecer novamente nos dias 20 de maio e 17 de junho. Para participar, você precisa fazer sua reserva pelo telefone 11 3079-1049 ou pelo email cassia@dinhossteak.com.br. Como são apenas 12 pessoas por aula, é preciso reservar logo. A aula inclui o jantar e os vinhos escolhidos pela Gabriela. E para você que chegou até aqui, aí vai a receita do melhor vinagrete que eu já provei:

IMG_3066

1 cebola grande picada

2 tomates sem semente picados

200 ml de vinagre de vinho branco

100 ml de azeite extra virgem

sal à gosto

Misture tudo numa vasilha. E um segredo do Paulo, mas só entre nós, pelo amor de Deus, se não ele vai ficar chateado comigo: orégano.

 

Bom apetite!

17 de abril de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.