Um peixe chamado Peter

Na verdade o Saint Peter não é nada mais que uma tilápia. Uma tilápia vermelha, dentre as mais de 100 espécies de tilápias, mas uma tilápia. São mais valorizadas que as tilápias cinzas, o que faz com que elas se achem melhores do que as outras. O que acaba sendo sua perdição, pois vão mais rapidamente para a frigideira.
De certa maneira, é o que acontece com alguns espécimes humanos. Mas isso é outra história.
Nascidas na África, as tilápias se espalharam pelas Américas do Sul e do Norte. Em algumas regiões, elas são colocadas nos arrozais, depois de plantado o arroz, e, quando o arroz estiver pronto para a colheita, elas estarão prontas para serem consumidas de várias formas. A receita que vou dar aqui é uma das mais simples, mais fáceis de fazer, e, quase sem temperos, valoriza sua carne saborosa. É leve e saudável. E vai muito bem acompanhada por um vinho branco também leve.
Vamos a ela, do jeito que eu fiz, um filé de peixe por pessoa.
A receita
Temperei o filé de saint peter apenas com flor do sal e limão siciliano. Pouquíssimo sal, pois sua carne é bem suave e, se o sal passar do ponto, não dá pra comer. Coloquei azeite na frigideira refratária. Tem gente que não gosta de fritar com azeite, que ele, o azeite, perde suas propriedades, enfim, quem quiser pode usar óleo de girassol, ou óleo de coco, que fica muito bom. Eu prefiro azeite, com ou sem propriedades. Ponto. Passei o filé do peixe já temperado na farinha de trigo. Não é pra encher de farinha. Apenas uma leve camada, para que ele não desmanche ao ser manuseado na frigideira. Deixei dourar bem dos dois lados. Tirei da frigideira e coloquei sobre papel toalha para secar.
Para acompanhar, fiz um arroz basmati sem nenhum tempero, só com um pouco de sal na água. São duas medidas de água para uma de arroz. Depois de pronto, soltei-o com um garfo e acrescentei salsinha picada. E só.
Até para montar o prato é simples: coloque um do lado do outro, o arroz e o peixe. Vai fazer o maior sucesso. E você não precisou se esforçar muito para isso.

Bom apetite!

22 de maio de 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.