Pais & Vinhos

 

DSC02078

O único país do mundo onde o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto é o Brasil. E quem criou a data, no Brasil, foi Roberto Marinho, não porque ele tivesse alguma predileção especial pela nobre condição paterna, mas simplesmente porque, com essa nova data festiva, seu jornal teria mais anúncios e ele, consequentemente, ganharia mais dinheiro… Por que o segundo domingo de agosto? Parece que foi idéia de algum publicitário cuja motivação se perde na história. Mas a data de comemoração desse dia varia de país para país. Em Portugal, por exemplo, é comemorado no dia 29 de março, dia de São José. Já nos Estados Unidos, pátria do consumo, o Father’s Day é comemorado no terceiro domingo de junho e, desde 1972, por decreto do então presidente Richard Nixon, com o caráter oficial de festa nacional. Ainda bem que Nixon oficializou a data antes de Watergate…
Mas o que interessa para nós, aqui e agora, é o que dar de presente para o seu pai. Ou o que pedir de presente para o seu filho. Para isso, queridos leitores e queridas leitoras, para livrar seus respectivos pais da indefectível gravata, mesmo porque muitos pais nem usam mais esse antigo acessório, preparei uma listinha de sugestões de presentes que certamente vão agradar a pais e filhos. Estamos falando de vinhos, claro. E, nesta lista, você vai encontrar meia dúzia de opções que eu provei, gostei, e acho que seu pai vai gostar, a preços que não farão nenhum estrago no seu bolso. Vamos a ela:

IMG_4091O primeiro da lista é um fenômeno. Toro Loco, espanhol, 100% tempranillo, a uva ícone da Espanha, depois de ganhar vários prêmios na Europa chegou ao Brasil e sumiu rapidamente dos estoques da importadora. Este já é da safra 2012, disponível no mercado. De médio corpo, redondo, delicioso. Custa 25 reais na www.wine.com.br.

IMG_4058
Já falei do Cosecha Tarapaca na fan page. É um cabernet sauvignon, safra 2012, corpo médio para encorpado, vai muito bem com carnes e massas com molhos mais consistentes. Também importado pela Wine, custa 23 reais. Pode ser encontrado também no Santa Luzia e no Pão de Açúcar.

IMG_4064

O Alamos já é um clássico na relação qualidade versus preço. Vinho mais simples de Catena, um dos mais respeitados produtores argentinos, e importado pela www.mistral.com.br, é mais conhecido nas versões cabernet sauvignon e malbec. Minha sugestão é esse syrah 2010, delicioso, que custa 39 reais na Mistral.

IMG_4076

O Baladero, também argentino de Mendoza, é outro sucesso de vendas. O da foto, que comprei na www.epicerie.com.br, um syrah 2007, custa 24 reais. Você encontra também a versão cabernet sauvignon, safra 2009, na www.barricanegra.com.br, por 29 reais.

IMG_4081

E, para fechar a nossa primeira listinha de vinhos que eu recomendo, um espanhol delicioso, de beber rezando, que encontrei no Pão de Açúcar por 33 reais: Clos de Torribas, 90% tempranillo e 10% cabernet sauvignon, o que lhe confere um corpo que enche a boca. Considerado um best buy pela revista Wine Enthusiast, Clos de Torribas vale cada centavo!

Pronto, meus queridos e minhas queridas. Espero ter ajudado a escolher o presente para o Dia dos Pais. Ou os vinhos para um almoço ou jantar deliciosos.

Saúde e feliz Dia dos Pais!

9 de agosto de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.