Adoro mexilhões. E quando recebi o convite para o lançamento da marca Patagônia Mussel no Brasil pensei comigo mesmo: mexilhões da Patagônia? Hummmmm, juntou a fome com a vontade de comer, literalmente.
A Patagônia sempre me causou um imenso fascínio. Distante, gelada, grudada na Antártica, mar e neve, branco e azul, com regiões ainda virgens, inexploradas. Sempre identifico a Patagônia com algo muito gelado, como a cerveja Patagônia, que tomei em Buenos Aires, numa tarde ensolarada de outono lá pelos lados da Recoleta.
Pois é da Patagônia chilena, mais precisamente do arquipélago de Chiloé, que vêm os mexilhões que tive o prazer de conhecer nessa conferência/almoço/performance promovida pela Associação dos Produtores de Mexilhão do Chile.
Depois do inevitável blá-blá-blá sobre a importância do evento nas relações comerciais entre o Brasil e o Chile, começou o que interessa: o almoço, uma verdadeira performance promovida ao vivo pelos chefs. E começou arrasando, com mexilhões na casca cozidos na panela somente com vinho branco.
Gente, de comer de joelhos, maravilhoso! E facílimo de fazer: panela no fogo, jogue os mexilhões ainda na casca dentro da panela. Acrescente um copo de vinho branco e uma folha de louro. Deixe cozinhar até as cascas abrirem. E deguste, não sem antes agradecer aos céus pela existência da Patagônia e seus nobres mexilhões.
Mas esse era só o começo: enquanto eram servidas várias preparações de mexilhões, em pequenas porções, a linda chef preparava o carro-chefe do dia: uma ousada moqueca de mexilhões! Linda também ficou a moqueca, como você pode ver na foto que abre esta matéria. E aqui vai a receita, para 4 a 6 pessoas, homologada pelos produtores de mexilhões do Chile:
Ingredientes:
600 g de mexilhões sem as cascas
2 dentes de alho bem esmagados
suco de 1 limão siciliano e suas raspas
160 g de tomate cortado em julienne
160 g de cebola cortada em julienne
120 g de pimentão vermelho cortado em julienne
120 ml de leite de coco
100 ml de azeite de dendê
1 xícara de água
2 colheres de sopa de coentro ou salsinha
sal a gosto
Modo de fazer:
Tempere os mexilhões com suco de limão e as raspas, sal e coentro ou salsinha. Reserve.
Em uma panela, de preferência de barro, faça camadas de tomates, cebola e pimentão. Adicione os líquidos e leve ao fogo. Quando tiver reduzido à metade, adicione os mexilhões e deixe cozinhar por 7 minutos. Corrija o sal. Sirva com arroz branco.
Bom, essa é a receita dos nossos amigos chilenos, que ficou uma delícia. Mas se vocês quiserem a minha receita de moqueca, vejam nesta outra matéria, trocando os camarões pelos mexilhões:
http://www.vivendocomgosto.com.br/quem-inventou-a-moqueca/
Para encerrar, conforme foi informado na conferência, os mexilhões com o selo “Patogonia Mussel” estarão disponíveis em nossos supermercados em 4 apresentações: fechados na casca, em meia casca, só a carne, sem as cascas, e em conserva.
Adorei o almoço, os mexilhões, a Patagônia e os chilenos. Minha sugestão é que eles repitam esse evento pelo menos uma vez por mês…
Bom apetite!