Netuno e a rainha do mar

 

Por do sol na Praia Grande. Foto do site www.baixaki.com.br

Pôr do sol na Praia Grande. Foto do site www.baixaki.com.br

Esta é uma matéria de minha autoria encomendada pela Toyota para o lançamento do Etios. Foi publicada originalmente nos E!Ways do site http://etiostoyota.com.br/  e tem um valor afetivo muito grande pra mim, pois foi lá na Praia Grande que passei boa parte das minhas férias na adolescência. É um roteiro ideal para um bate-e-volta num fim de semana.  Vamos conhecer uma rainha e um deus mitológico, as cabeças de defensores da paz mundial e encerrar com o melhor bacalhau da região.

O dia em que Netuno encontrou Iemanjá.

A Praia Grande fica na região metropolitana da Baixada Santista e sua costa se estende por 23Km, divididos em 11 praias. É lá que vamos conhecer algo inimaginável para os estudiosos da mitologia: a união entre Netuno, para os romanos, ou Poseidon, para os gregos, deus das águas e dos mares, com Iemanjá, ninguém menos que a rainha do mar, na mitologia yorubá, de origem africana. Na verdade, Netuno, filho de Saturno e irmão de Júpiter e Plutão, chegou antes à Praia Grande, mais precisamente entre a Cidade Ocian e a Vila Mirim. Sua estátua foi inaugurada em 1956 e é inteiramente feita de bronze. Já a estátua de Iemanjá chegou à mesma praia há 30 anos, numa homenagem à Rainha do Mar do candomblé. Depois de sofrer na mão de vândalos, a estátua foi restaurada e reinaugurada em 15 de setembro de 2006, como parte do projeto de reurbanização da Praia Mirim, com iluminação especial. Ao seu redor, além de lindos espelhos d’água, onde você verá o efeito provocado por luminárias submersas, foram colocados 16 coqueiros, representando os orixás que lhe fazem companhia. As águas tranquilas da praia, protegidas por dois gigantes da mitologia, convidam a um dia ao ar livre. E o quiosque do Japa, ali pertinho, aberto 24 horas, serve uma porção de rã, sua especialidade, para ir disfarçando a fome antes do almoço. Enquanto você degusta os petiscos do quiosque, olhe mais uma vez as estátuas. Afinal, em que outro lugar do mundo você vai ver o deus das águas e dos mares e a rainha do mar, juntos, em perfeita harmonia? Estátuas de Netuno e Iemanjá: av. Presidente Castelo Branco, orla da Praia Mirim, Vila Mirim, Praia Grande. Quiosque do Japa: av. Presidente Castelo Branco, 1, quiosque 78, aberto 24 horas.

As cabeças da paz.

Impossível não ver. Elas têm 10 metros de altura e pesam cerca de 30 toneladas cada uma. São sete imensas cabeças, em aço carbono e ferro, obra do escultor Gilmar Pinna. Representam defensores da paz mundial, segundo o artista. Estão lá esculpidas, as cabeças de Jesus Cristo, Maria Mãe de Jesus, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi, Nélson Madela e o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, diplomata, morto em Bagdá, no bombardeio da representação da ONU, em 2002. Passarelas rodeadas de espelhos d’água permitem que você ande em volta das esculturas e, como as peças são ocas, pode entrar nelas, onde há placas que contam um pouco de suas histórias. Vale a pena visitar. Principalmente pelo inusitado da obra. Memorial dos Voluntários da Paz: cruzamento das avenidas Brasil e São Paulo, Praia Grande.

Um bacalhau de dar água na boca.

Claro que tínhamos que encerrar nosso passeio com frutos do mar. Afinal, estamos numa cidade com 23 Km de praias. O melhor lugar para isso é, sem dúvida, o Caiçara Pier, fundado há mais de 60 anos pelo seu Agostinho Rodrigues Bonito. Hoje, são seus netos que garantem a qualidade dos vários pratos de frutos do mar, como os Camarões na Moranga ou o Abadejo Guadalupe. Ou ainda do prato que leva o nome da casa, o Bacalhau Caiçara, com cebola, pimenta, ervilhas na manteiga, arroz à grega e batatas douradas, uma delícia. Qualquer que seja sua escolha, você vai querer voltar sempre. Bom apetite! Caiçara: av. Presidente Castelo Branco, 48, Canto do Forte, Praia Grande. Tel.: (13) 3473-7933 / 7803-6491. De terça a domingo, das 11 às 24 horas. Durante a temporada, até 01h00.

16 de maio de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.