Lingüiça ou salciccia?



IMG_6467

Inventada provavelmente pelos romanos, para conservar a carne, a lingüiça, que em italiano é salsiccia, motivo de alguns mal-entendidos, é um alimento super versátil. De tira-gosto a ingrediente único, picante ou suave, acompanhante ou protagonista, no churrasco ou na mesa do bar, a lingüiça é sempre bem-vinda. Conta a lenda que no sul da Itália, região muito pobre, em tempos de vacas magras, e bota magra nisso, as famílias se reuniam em volta da polenta, alimento barato e abundante. No centro da rodela de polenta mole havia um pedaço de lingüiça. Para chegar à lingüiça, era preciso antes comer toda a parte da polenta que cabia a cada um. Ou seja, a lingüiça era o prêmio para quem limpasse o prato… Aliás, polenta com ragu de lingüiça é um dos pratos mais deliciosos da culinária pugliese, terra da minha mãe.

Mas o prato da foto, cuja receita vou passar para vocês, não é com polenta. É um ragu de lingüiça toscana servido com rigatoni gigante. O ragu pode ser feito também com lingüiça calabresa, picante, recomendável para os dias frios que se aproximam. Ambos ficam maravilhosos acompanhados por um bom chianti.

Rigatoni gigante ao ragu de lingüiça toscana

 Para cinco pessoas, eu piquei bem picadinha uma cebola inteira. Fiz o mesmo com um dente de alho. Refoguei ambos em azeite extra virgem. Acrescentei 1 quilo de lingüiça toscana fresca depois de tirar a pele, para que ela se desmanchasse durante o cozimento. Coloquei duas ou três folhas de louro e um copo de vinho tinto. Para encerrar, quatro latas de tomate pelado italiano. Tampei a panela e deixei apurar por cerca de duas horas. Pronto. É só servir. Você pode servir no prato ou misturar tudo numa travessa e levar à mesa. Se você não encontrar o rigatoni gigante, pode usar o normal que também fica muito bom.

Bom apetite!

29 de maio de 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.