fauna, flora e uma padaria centenária

 

IMG_1045

Um passeio por um verdadeiro paraíso verde, com passagem por uma padaria centenária e pela pizzaria mais tradicional de São Paulo.

Abastecendo o corpo para chegar ao destino.

Nosso destino é nos limites da Zona Leste, onde vamos passar o dia. Tomaremos um bom café da manhã no caminho. Para isso, nada melhor que dar uma paradinha numa das padarias mais antigas de São Paulo, a Lisboa, lá pelos lados do Tatuapé, tão tradicional quanto o próprio bairro
Fundada em 1913, portanto quase centenária, a Lisboa já está na quarta geração da família, que começou a fazer pães naquele mesmo local. Experimente os doces e os salgados, além dos sanduíches, que eles fazem muito bem. Mas não deixe de levar para viagem, entre outros quitutes, o maravilhoso filão de pão, tostadinho por fora e levíssimo por dentro. Leve um a mais para comer em casa, com uma taça de vinho, porque você não vai resistir a ficar beliscando pelo caminho. Padaria Lisboa: Praça Silvio Romero, 112, Tatuapé. Tel.: (11)2295-9444.

Você vai passar o dia aqui. E nem vai perceber.

O Parque do Carmo é o maior parque urbano da cidade de São Paulo, com aproxidamente 1.500.000 metros quadrados de extensão. Uma imensidão de reserva de Mata Atlântica, com variadas espécies em sua fauna e flora.

Terra dos índios Itaquerús, Guaianás e Caaguaçús quando os membros da Ordem dos Carmelitas (daí seu nome) chegaram por aqui, em 1722, o Parque do Carmo foi inaugurado pela prefeitura de São Paulo em 19 de setembro de 1976. Ao redor, uma imensa área de proteção ambiental que inclui o próprio parque, com 9 milhões de metros quadrados, garante a proteção ao meio ambiente e a seus habitantes, entre os quais mergulhões, pica-paus, andorinhas e sabiás, além de mamíferos como gambás, preguiças-de-três-dedos, macacos e veados-catingueiros. E para você não sentir o tempo passar, o parque conta com um Museu do Meio Ambiente, lagos, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pistas de cooper, playgrounds, quiosques e churrasqueiras.

Pena que o planetário, o mais moderno da América do Sul, está fechado para reforma. Mas quem sabe ele abre a tempo de receber sua visita… Parque do Carmo: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera – Tel.: 11 2748-0010 / 11 2746-5001. Funciona diariamente, das 6h às 18h.

A mãe de todas as pizzarias.

Depois de um dia tão intenso, faça uma parada na pizzaria que é referência para todos as boas pizzarias da cidade: estamos falando da Castelões, no Brás desde 1929. Dezenas de fotos de celebridades e anônimos decoram suas paredes; gente que já passou por lá, como os campeões Pelé, Vavá e Bellini, e os grandes cantores de ópera Enrico Caruso e Tito Schipa. Sem falar que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era freguês assíduo, junto com a esposa, dona Ruth Cardoso. A Castelões serve massas de ótima qualidade, mas não perca tempo: peça logo uma Castelões, a pizza que leva o nome da casa, seu carro-chefe que, sobre a massa grossa e de bordas generosas, leva cobertura de muzzarella e deliciosas fatias de calabresa. Grandes pizzarias da cidade, como a Bráz e a Primo Basílico, têm em seu cardápio uma pizza com o nome de Castelões, em homenagem à mãe de todas as pizzarias. Castelões: rua Jairo Góes, 126, Brás.  Fone:  (11) 3229-0542. De segunda a domingo das 12h00 às 16h00 e das 19h00 às 24h00.

Matéria de minha autoria encomendada pela Toyota para o lançamento do Toyota Etios, publicada em setembro de 2012. Confira outros roteiros no site http://www.etiostoyota.com.br/

26 de abril de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.