A Bíblia e o prato de lentilhas

IMG_3716

Conta a Bíblia que Esaú, filho de Isaac e Rebeca, chegando em casa depois de uma caçada, viu seu irmão gêmeo, Jacó, preparando um ensopado de lentilhas. Morto de fome depois da lida na floresta, Esaú pediu a Jacó que lhe servisse um prato daquela deliciosa iguaria (para quem está com fome, tudo parece uma deliciosa iguaria…).  Jacó, muito esperto, resolveu tirar proveito da situação, e exigiu em troca que Esaú lhe cedesse os direitos da primogenitura. É bom explicar que, embora gêmeos, Esaú nasceu primeiro, e portanto era o primogênito. E ser primogênito, naqueles tempos bíblicos, era usufruir de uma série de vantagens, inclusive as bênçãos de Deus em pessoa. Claro que Esaú se arrependeu amargamente. Mas então já era tarde… Foi assim que a lentilha protagonizou uma lição para toda a eternidade: pense bem antes de trocar os seus direitos por um prato de lentilhas. Pode não valer a pena (não, não é nenhuma alusão ao bolsa-família…).
Já aqui entre nós, e em alguns outros países, a lentilha é servida na passagem do ano, pois a crença popular é de que esse hábito traz sorte e dinheiro no ano que começa. Eu faço lentilhas todo final de ano. Até hoje essa prática não me trouxe mais dinheiro do que aquele conquistado com muito trabalho. Mas, pelo menos, todo mundo elogia o prato…
A lentilha que protagoniza este post é uma receita da Meggy, minha querida amiga, e, garante ela, traz, sim, muita sorte para o novo ano.
É uma receita exclusiva da família, e ficou uma delícia. Aí vai ela, nas palavras da própria Meggy:

“Receita para 4 pessoas
8 medidas de lentilha (ou 250g)
4 medidas de arroz
1 cebola grande
3 dentes de alho
bacon ou toucinho
1 batata grande cortada em pedaços grandes
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 cubinhos de caldo de carne
linguiça calabresa e/ou bisteca defumada

Modo de fazer
Deixar a lentilha de molho em água morna por mais ou menos 1 hora.
Refogar o bacon, a cebola, o alho e a batata. Juntar a lentilha, água, o extrato de tomate e o caldo de carne. Colocar também a linguiça calabresa e/ou bisteca defumada.
Quando  a lentilha estiver quase no ponto, juntar o arroz, que levará uns 10 minutos para cozinhar. Quando o arroz estiver cozido, prato pronto! É importante que ainda fique com bastante caldo.
Servir a lentilha de preferência em prato fundo e comer de colher, por causa do caldinho..  Por cima, colocar ovos cozidos e cheiro verde picados e queijo ralado.”

Jorge, outro grande cozinheiro, marido da Meggy, acrescenta o seguinte:

“Duas curiosidades ou observações: além dos itens da receita, vale acrescentar uns temperinhos extras, como orégano, tomilho, ou mesmo um pouquinho de páprica ou ainda pimenta calabresa. Também acho que vale lembrar que, sendo uma comida boa para clima frio, uma pimentinha diretamente no prato é sempre o caso, se usada com parcimônia.”

De minha parte só tenho a acrescentar a bebida. O prato fica muito bom com um vinho tinto de bom corpo. Pode ser um cabernet argentino ou chileno, ou um shiraz sul africano, ou ainda um zinfandel californiano. Se você prefere cerveja, sugiro uma Indian Ale. Pode ser a Colorado, que eu adoro.

Bom apetite e feliz ano-novo!

22 de junho de 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.